top of page

A evolução do conceito Social Design

Atualizado: 25 de fev. de 2019


Após as primeiras tentativas a fim de se delinear aquela que seria a derradeira abordagem social ao Design, levadas a cabo, em grande parte, por Ruskin e Morris, surgem outros nomes que, no decorrer dos dois séculos seguintes e até à atualidade nos remetem para o Design Social, e que foram dando a respetiva continuidade e evolução ao que os seus antepassados começaram.


Nos Estados Unidos da América já no séc. XX, o designer Richard Buckminster Fuller (1895-1983), também conhecido por Buckie, irá constituir um dos pioneiros grandes passos desta vertente a nível global. O seu trabalho desde logo destaca-se pela inovação denotada em cada projeto, num sistemático cuidado com o ambiente, algo pelo qual sempre foi lutando ao longo da sua carreira.


Richard Buckminster Fuller


Partilhou das mesmas ideologias e considerações ambientais e sociais que os seus antecessores britânicos, mas ao contrário de Ruskin e Morris, que se dedicaram com bem maior ênfase à escrita e à teoria, Fuller dedicou-se a procurar soluções globais para problemas sociais e a desenvolver projetos na área do Design Industrial.


Ao longo da sua carreira, realizou vários eventos e workshops, com o intuito de transmitir ao público como usufruir eficientemente dos recursos que o nosso mundo nos disponibilizava, almejando despertar consciências para para, pelo menos, a então atual situação americana da primeira metade do séc. XX.








Casa Dymaxion

Um dos seus mais conhecidos projetos, será a Casa Dymaxion, de 1927 - uma pequena habitação pré-fabricada que podia ser transportada até ao local desejado pelo seu utilizador e proprietário comercializada a um baixo custo.


Já na década de 30, Buckminster Fuller voltaria a mostrar as suas ponderações ao nível do Social Design, num desenvolvimento de referência para o setor automóvel, quer pela adjacente inovação então demonstrada, quer pelo cerne ecológico e sustentável de todo o projeto. Com tais premissas surgia então um icónico Dymaxion Car - com uma capacidade de transporte até onze passageiros, este era considerado um carro bastante inovador e económico para a época, sendo um carro já com preocupações ecológicas.


Carro Dymaxion

Em 1949, Buckminster Fuller desenvolveria um outro projeto de referência, a Cúpula Geodésica – com um design notável proporcionava um meio de produção de habitação em massa, ecologicamente eficiente - constituindo-se como uma das grandes referências e soluções de âmbito social imediatamente consequentes à II Guerra Mundial.

Cúpula Geodésica






Este foi um designer norte-americano que detinha a sua motivação para projetar na sua preocupação pelo bem-estar da sua sociedade à sua volta, com as mesmas premissas que o Social Design, ainda que este fosse um nome inexistente na época.









"Buckminster Fuller acreditava que as capacidades criativas da raça humana eram ilimitadas, e que as tecnologias e as soluções abrangentes e antecipadas do design poderiam eliminar todas as barreiras à expansão da humanidade para um futuro positivo." FIELL, Charlotte ; FIELL, Peter - Design Industrial A-Z. 1ª ed. Köln : Taschen, 2001.

Após uma importante mostra de aplicações práticas criadas por Buckminster Fuller surge então com uma então emergente obra teórica publicada, Bruno Munari (1907-1998 ) – teórico italiano do séc. XX.

Bruno Munari

É no seu volume Das Coisas Nascem Coisas, que se verifica todo o potencial de preocupação para com a sociedade, apelando desde logo à prática de um Design atento à comunidade e às suas diferente necessidades, consoante o tipo de utilizador, e com especial incidência para os idosos.


O autor vem provar que realmente será necessária a existência, por parte do designer, de uma preocupação para com quem se pretende projetar um determinado produto, não se prendendo apenas às suas vontades enquanto autor ou criador.


Tinha como intuito, preparar as então gerações futuras de modo a se tornarem gradualmente mais conscientes do ponto de vista social e humano no Design.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page