top of page

Fase 2 - Pesquisa no Terreno

Na 2ª fase do projeto, o trabalho é desenvolvido em grupo. Trata-se, primeiramente, de fazer uma pesquisa de bairros existentes em Lisboa que poderão ser trabalhados. Uma vez feita a pesquisa, é feita a identificação do lugar onde o grupo pretende trabalhar e, posteriormente, desenvolver o projeto. O meu grupo, após uma análise, escolheu trabalhar no Bairro da Graça, mais precisamente no Largo da Graça e a Rua da Voz do Operário.

Cada elemento de grupo tem um papel a desempenhar, definido no inicio, sendo que o meu ficou definido ser a pesquisa no terreno, isto é,  pesquisar, identificar e estabelecer contatos entre as pessoas, associações, escolas, etc. do bairro escolhido, no nosso caso - a Graça. 

Nesta fase, para além dos nossos blogs pessoais, é criado um Blog de grupo, onde dá para acompanhar toda a atividade do grupo nesta fase do projeto.

Para aceder ao blog do grupo, clicar em cima da imagem: 

dhfhhdf.PNG

Entrevistas

Abaixo partilho o trabalho desenvolvido - as entrevistas/contatos estabelecidos que consideramos pertinentes para o projeto em questão. 

 

No meu blog individual deixo apenas uma pequena descrição de cada uma das entrevistas efetuadas, sendo que para aceder ao resumo completo de cada uma delas, partilho o link do blog de grupo. 

Margarida Botelho 

No dia 12 de março, assisti a uma conferência sobre o bairro da Graça, na Rocca Lisboa Gallery, onde conheci a Sra. Margarida Botelho. Arquiteta de profissão, deixa todos os dias o filho na Voz do Opérario e faz parte da associação de pais. Margarida é uma senhora que se mostrou muito atenta aos problemas que a Graça enfrenta atualmente, deste modo, não podia deixar de a entrevistar para nos dar o seu testemunho que se revelou muito útil para o projeto.

 

Para ler sobre a palestra - Rocca à Conversa sobre Lisboa - Graça, clicar em cima da imagem.

Capturar.PNG
IMG_9077.JPG(2).JPG

Para ter acesso ao resumo completo da entrevista, clicar em cima da fotografia. 

Mónica Pereira

Na entrevista com Margarida Botelho, falámos do projeto "Na Rua com Histórias", um projeto nacional que nasce em 2013, pela mão de Elsa Serra. Mónica Pereira, trabalha em conjunto com Elsa e é moradora do bairro da Graça há 33 anos. Nesse sentido, Margarida facultou-nos o contacto da Mónica que achou ser interessante para nós ter o seu testemunho enquanto moradora do bairro da Graça e  enquanto colaboradora do projeto "Na Rua com Histórias". 

Tentámos entrevistar a Sra. Elsa Serra, a fundadora do projeto, mas devido à saúde do seu pai, neste momento lhe não foi possível falar connosco. 

Para obter mais informações sobre o projeto "Na Rua com Histórias", clicar em cima da imagem:

dhshsf.PNG
Cópia_de_DSC_0041.JPG

Para ter acesso ao resumo completo da entrevista, clicar em cima da fotografia. 

Vera Pontes - Arquiteta da Voz do Operário

Dia 14 de março visitámos a Voz do Operário onde entrevistámos a arquiteta - Vera Pontes. Uma breve entrevista, cujo foco principal foi o problema dos transportes, turismo e inflação de rendas. 

 

Para obter mais informações sobre a Voz do Operário:

Site da associação: https://www.vozoperario.pt/

DSC_0716.JPG(2).JPG

Para ter acesso ao resumo completo da entrevista, clicar em cima da fotografia. 

Victor Agostinho - Diretor da Voz do Operário

Entrevistámos o Sr. Vítor Agostinho, o diretor-geral da Voz do Operário. Falou-nos brevemente sobre a história da Voz do Operário, as atividades principais da associação e algumas dificuldades da mesma. 

Para obter mais informações sobre a Voz do Operário:

Site da associação: https://www.vozoperario.pt/

DSC_0172.JPG.jpg

Após a entrevista, a secretária do Sr. Victor Agostinho - Sofia Cruz, teve a amabilidade de nos levar a visitar a escola da Voz do Operário, para conhecermos as instalações. 

 

Para aceder à galeria de fotos:

 

Para ter acesso ao resumo completo da entrevista, clicar em cima da fotografia. 

Research Document #2

Ao mesmo tempo, nesta fase, desenvolvemos um Research Document que complila toda a pesquisa efetuada acerca do local escolhido, no nosso caso - a Graça. 

1. Pesquisa

1.1. Caracterização: localização Macro: Bairro da Graça
1.2. Caracterização: localização Micro: Largo da Graça e Voz do Operário
1.3. Referências ao local
1.4. Mapa comentado

 
2. Entrevistas

2.1. Margarida Botelho
2.2. Arquiteta Vera Pontes
2.3. Moradora da Graça há 33 anos 2.4. Diretor Voz do Operário
2.4.1. Visita à escola da Voz

 
3. Identificação dos problemas encontrados

3.1. Difícil mobilidade
3.2. Transportes
3.3. Insegurança
3.4. Turismo e gentrificação

 
4. Potenciais áreas de intervenção

 

Para aceder ao Research Document #2:

 

Research Document #2

bottom of page