top of page

Interesses Culturais 

Criei este espaço com o intuito de partilhar momentos de cariz cultural, que considero interessantes e pertinentes. 

Cinema 

4075254.jpg

Estreado em agosto de 2018, o filme Roma, um drama escrito e dirigido por Alfonso Cuarón, retrata a rotina diária de Yalitza Aparicio, uma empregada doméstica de uma família de classe média na Cidade do México, no ano de 1970. 

A obra recebeu aclamação crítica, descrita como "dolorosamente bela" e "atraente, e foi escolhida pelo National Board of Review, revista Time e New York Film Critics Circle como um dos dez melhores filmes do ano. 

Para aceder ao trailer, basta clicar na imagem. 

What_the_Health_cover_art.jpg

Apesar de abordar as mesmas porblemáticas que o filme Cowspirancy, este filme tem uma abordagem diferente. Todas as informações são baseadas com dados e apoiada com entrevistas de médicos, onde é demonstrado que o ser humano é capaz de viver sem carne e o porquê. 

Para aceder ao trailer, basta clicar na imagem. 

arrival-poster-venezuela.jpg

As naves alienígenas chegaram às principais cidades do mundo. Com a intenção de se comunicar com os visitantes, uma linguista e um militar são chamados para decifrar as estranhas mensagens dos visitantes.

​

 

Não se trata de um filme de estereótipo de uma típica invasão alienígena, é uma interessante abordagem sobre formas de comunicação. 

Para aceder ao trailer, basta clicar na imagem. 

GUEST_dba98dab-47f8-4d69-891d-10c79a6b67

A pecuária pode ser considerada uma das indústrias mais destrutivas do planeta. Ela é responsável pela emissão de mais gases que causam o efeito estufa do que a indústria de transportes e gera intensa destruição dos recursos naturais do solo. O documentário mostra a descoberta das verdades sobre a pecuária e o medo das organizações ambientais em falar sobre o assunto.

​

​

Para aceder ao trailer, basta clicar na imagem. 

Livros

250x.jpg

De uma forma geral sou fã de todos os livros do Dan Brown. Partilho este livro em particular que tive a oportunidade de ler nas férias, por se tratar de uma viagem marcada pela arte moderna e símbolos enigmáticos.

​

Eventos/ Exposições/ Workshops

Cidades Inteligentes e Sustentáveis

kjashkjhg.PNG

Moderador: Rui Carneiro - secretário executivo da Associação KNX Portugal. 

 

Oradores convidados

​

João Catalão - fundador e Presidente do Grupo BusinessUp e autor 

Fernando Melo Rodrigues - Professor no Instituto Politécnico da Guarda

Rui Fragoso - Diretor de eficiência energética da ADENE

No passado dia 27 de fevereiro assisti a uma conferência organizada pela Roca em conjunto com a KNX Portugal. 

​

Esta será a primeira de um conjunto de conferências subordinadas à temática do Mundo 4.0: Cidades Inteligentes e Sustentáveis, no mesmo espaço, por regra na última quarta-feira de cada mês e acontece com o objectivo de promover uma saudável discussão em torno dos edifícios do futuro, a evolução das nossas cidades, as perspectivas dos utilizadores dos edifícios e das cidades e as soluções técnicas para as cidades inteligentes, designadamente as oferecidas pela tecnologia KNX.

​

A Internet of Things (IoT) cresce exponencialmente. A chamada Revolução 4.0 está a entrar nas nossas vidas e nas nossas casas todos os dias. A transformação digital é visível em todo o lado, em todas as atividades.

​

As cidades do futuro serão cidades inteligentes, orientadas para o conforto dos cidadãos, para a eficiência energética e para uma gestão sustentável dos recursos. Mas como conectar os edifícios? Como gerir a energia e outros recursos de forma sustentável? Como garantir o controlo das tecnologias?

Conversas sobre Lisboa - Graça

Capturar.PNG

Moderador: Pedro Novo – Arquiteto

 

Palestrantes:

 

Catarina Leal – Licenciada em Audiovisual e Multimédia (2008) e com um mestrado em Antropologia, especialização em Culturas Visuais, pela FCSH-UNL (2014), trabalha atualmente na área da comunicação

 

Nuno Soares – Prof. na Faculdade Nova de Lisboa – Planeamento e Gestão do Território

Motivada pelo trabalho que temos estado a desenvolver no âmbito da cadeira de Design de Comunicação II, que tem como objetivo desenvolver um projeto aplicando as premissas do Social Design, no passado dia 12 de março, assisti a uma conferência sobre o bairro da Graça, na Rocca Lisboa Gallery. Esta foi a nona iniciativa de um ciclo de 12 conversas, cada uma dedicada a um bairro de Lisboa e que pretende abordar a perspetiva social, histórica e arquitetónica de cada bairro.

 

O bairro da Graça é considerado um dos mais belos e antigos bairros da capital portuguesa. No entanto, ao longo dos anos, este bairro tem vindo a deparar-se com alguns problemas, tais como a gentrificação e “turistificação”. Perante um cenário de rendas cada vez mais altas, aliado ao facto de os salários serem baixos para a maioria dos portugueses, o número de despejos disparou. As rendas extremamente altas, dificultam a residência de jovens portugueses no bairro da Graça, o que faz com que essas casas acabem por ser ocupadas por turistas ou transformadas em hostels e alojamentos locais. As recentes obras feitas no largo e nos jardins são apenas em prol do comércio e turismo - com o objetivo de aumentar o passeio para acomodar esplanadas, e não para o beneficio da população residente.

 

Foi precisamente sobre estes temas que se centrou sobretudo a conferência, sendo que, tanto eu como o meu grupo, tivemos a oportunidade de estar em contato com estas realidades, no exercício “Warm-up” onde nos foi proposto entrevistar os habitantes da Graça, onde a maioria apontava o turismo como sendo a maior problemática do bairro, neste momento.

​

20190314_215742.jpg
20190312_193338.jpg

The Home Project Studio  

Conversa com Kathi Stertzig e Álbio Nascimento

lkkh.PNG
IMG_3273.jpg

No dia 20 de março, a nossa turma foi convidada a participar numa conversa sobre Social Design com uma dupla de designers: Kathi Stertzig e Álbio Nascimento. Kathi e Álbio foram designers pioneiros nesta área numa altura que esta ainda era muito pouco estudada e compreendida. Falaram sobre vários projetos que desenvolveram ao longo dos anos, entre eles:

 

Illegal Beauty - Beauty Against Discrimination of Illegal Residence 

Este projeto foi desenvolvido em 2005/06 na Antuérpia, Bélgica, com pessoas sem documentação que ficavam numa espécie de "limbo" - socialmente invisíveis. 

Kathi e Álbio organizaram um desfile de moda em conjunto com estas pessoas, oferecendo-lhes a experiência de vestir roupas de designer e ter a possibilidade de visitar um museu.  Para uma pessoa legal, este tipo de experiência pode não ser nada de extraordinário,  no entanto, para uma pessoa ilegal, tem um grande significado, na medida em que, até uma simples ida a um museu, é uma dificuldade. Ainda no âmbito deste projeto lançaram também uma marca "ilegal" em conjunto com as pessoas ilegais que tinham competências artesãs. Conseguiram também organizar um concerto, onde participaram pessoas de diversos países. 

​

Wrangler Kiez Collection

​

Este projeto também desenvolvido por Kathi e Álbio, consistiu em ocupar uma loja durante uma semana, no bairro onde estes moravam na altura, tornando a loja visualmente apelativa, de forma a fazer as pessoas entrar. O objetivo era apelar as pessoas entrar para depois falar com estas acerca do bairro - as problemáticas que existiam e o que se podia fazer para solucionar essas problemáticas. Criaram uma espécie de "agência" durante uma semana, onde as pessoas podiam entrar livremente e partilhar as suas ideias. 

​

Depois de apresentar os seus projetos, fomos incentivados a participar na conversa, tirar dúvidas e partilhar ideias, onde a dupla deu-nos alguns conselhos muito úteis para o projeto que estamos a desenvolver neste momento. Entre eles:

​

- Proatividade

- Saber ouvir 

- Não ter ideias pré-concebidas

- Encontrar pontos de interesse

- Gerir expectativas

​

É importante perguntarmo-nos:

O que é que acontece se eu não fizer isto ?

​

​

​

​

​

UI & Design Crash Course

No passado dia 11 de Março, participei num workshop introdutório ao UI Design proporcionado pela empresa chamada LeWagon que decorreu na Faculdade Nova SBE,  em Carcavelos. Apesar de algumas expectativas em relação  ao  workshop, rapidamente percebi que se tratava de publicidade para outros cursos que a Lewagon oferece, de uma forma geral direcionados para um público interessado em desenvolver a sua startup. Desta forma, como o workshop era direcionado para um público alvo de  "não-designers", com objetivo de dar umas ideias muito básicas de como estes podem criar uma identidade ou desenvolver um site, para as suas “startups”, sem depender de um designer. De um ponto de vista pessoal, este workshop pouco me enriqueceu enquanto estudante de design, no entanto serviu para me dar a conhecer alguns sites e ferramentas que poderão ser úteis no futuro.

lewagon.png
bottom of page