top of page

XO Laptop - One Laptop Per Child

Na área da educação surge o projeto One Laptop Per Child que se verifica especificamente direcionado para o público infantil e de países em desenvolvimento, surge um computador portátil num conceito que, numa primeira análise, poderá parecer algo utópico e irreal, uma vez que não é muito comum associar este tipo de tecnologias a países de Terceiro Mundo e muito menos para crianças.


XO Laptop - concebido para crianças e com um custo de apenas 100 dólares, é um produto compacto e resistente, mas expressivo, com uma riqueza invulgar e de toque agradável.

Mas a verdade é que Yves Béhar - designer suíço responsável pelo desenvolvimento deste projeto - conseguiu materializar este desafio lançado pela One Laptop Per Child - uma organização sem fins lucrativos empenhada em levar a tecnologia e a educação a milhões de crianças de países em vias de desenvolvimento em todo o mundo.


Nesse contexto, o XO Laptop mostra-se uma peça onde impera um pensamento inteiramente direcionado ao seu utilizador, enquanto computador para crianças que vivem em locais áridos, onde as condições de vida não permitem normalmente o uso destes aparelhos, quer seja por falta de eletricidade ou por falta de conhecimentos para operar tais equipamentos.


Para além de incorporar materiais de boa resistência e durabilidade e ter sido efetivamente criado a pensar num uso mais agressivo - tendo em conta que será manuseado por crianças e vai estar sujeito a climas difíceis - este equipamento conta ainda com recursos tecnológicos como acesso à internet através de antenas Wi-Fi (também chamadas orelhas de coelho) que dão ao XO uma personalidade semelhante à de uma personagem, funcionando como uma cobertura para as portas USB do computador portátil e com fecho duplo para a tampa.



Desenvolvido a par com a OLPC, o XO conta ainda com ferramentas focadas na aprendizagem, nas quais Yves Béhar mostra não se ter limitado a desenhar apenas um computador portátil com dimensões apropriadas às crianças.


No entanto, e naquilo que à sua vertente formal diz respeito, Yves Béhar conseguiu incluir no XO pormenores de foro ergonómico, em que a proteção colorida em volta é um vedante para proteger contra o pó, mas também uma superfície de apoio ergonómica e agradável ao toque, além de integrar os pés na parte inferior do computador portátil.

Quanto ao ecrã também houve uma preocupação em no que diz respeito à resolução que pensado no ambiente onde este irá ser utilizado - é simultaneamente a cores e a preto e branco de elevado contraste para leitura de texto, mesmo ao sol. No modo de livro eletrónico, o amplo rato de toque sensível funciona também como prancha digital de desenho/escrita (importante para aprender a escrever as letras).


Com um relevante pensamento centrado no utilizador, e procurando socialmente a inclusão e evolução das sociedades do Terceiro Mundo, nomeadamente através nas gerações mais novas, o XO Laptop revela-se como um produto dotado de um forte cunho inerente ao Social Design, procurando oferecer as mesmas oportunidades que as crianças dos países desenvolvidos têm, às crianças que nem sequer habitualmente têm acesso à escola e a uma educação básica.



Vídeo sobre o projeto.


Para obter mais informações: http://laptop.org/en/laptop/



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page