top of page

A Litter of Light

Este projeto tem como base a recolha de garrafas plásticas comuns - como aquelas que consumimos todos os dias, quer seja de água, sumos ou de refrigerantes - e dar-lhes uma nova e necessária função, a de iluminar as habitações de bairros improvisados e pobres, através de uma garrafa plástica cheia com água e cloro, uma mistura que resulta numa lâmpada solar de 55 watts que reflete a luz solar, de tal modo potente que consegue iluminar uma habitação.


Esta lâmpada alternativa desenvolvida pelo brasileiro Alfredo Moser, mostra-se assim ao alcance de qualquer pessoa, bastando para tal projeto uma garrafa plástica, água, e umas gotas e cloro. Depois, será somente necessária a instalação da garrafa no telhado desejado e aguardar que o sol faça o resto. Nesse contexto, a instalação da garrafa nos telhados será precisamente o processo mais complexo de todo o projeto, uma vez que requer um furo no telhado - que será o encaixe da garrafa - e um agente que sele ambas as superfícies (telha e garrafa).



Deste modo, esta ideia mostra-se passível de ser implementada em qualquer local, contando já com milhares de exemplares espalhados por todo o mundo, seja em locais pobres onde a eletricidade tarda em chegar, quer seja em habitações nas quais os seus habitantes preferem soluções mais económicas e ecológicas.



Como tal, A Litter of Light é um bom representante dos valores que distinguem o Social Design, seguindo objetivos humanitários, ambientais e acessíveis a qualquer elemento da nossa sociedade, resolvendo não só a problemática da falta de luz, mas também a de excesso de resíduos no nosso planeta, ao dar uma segunda vida a um objeto que é à partida, um produto de carácter descartável como é o caso das garrafas plásticas, mas que têm ainda muito para nos oferecer e por um custo reduzido.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page