top of page

ColorADD Color Identification System

Miguel Neiva, um designer do norte do país, com formação na ESAD de Matosinhos, onde frequentou o curso de Design de Comunicação Visual, mostrou no seu projeto ColorADD (Color Identification System) todo o seu potencial, principalmente no que diz respeito ao Design Social.


Miguel Neiva viu na cor um potencial problema, uma vez que 350 milhões de pessoas não conseguem distinguir as várias cores existentes, naquela que revela ser uma grande fatia da população mundial que se vê afetada por uma incapacidade visual, o daltonismo.


Embora este possa ser um problema considerado pouco grave, a verdade é que as pessoas afetadas por esta incapacidade vêm a sua vida de um modo mais complexo: o simples ato de se vestirem para sair de casa e prosseguirem com as suas vidas torna- se um obstáculo, pois não sabem que cores estão a vestir, que combinações estão a fazer, e podem nem ter a correta noção se estão adequadamente vestidos para as ocasiões em questão.


Em situações mais complexas ainda, onde a cor serve como base a um sistema, como é o caso dos sinais de trânsito, o problema ganha toda uma outra dimensão, envolvendo terceiros e pondo em causa a segurança, quer do próprio individuo com esta condição, quer dos que o rodeiam. Colocando a questão desta forma, talvez o problema já não nos pareça tão simples e talvez passe a merecer maior atenção, em que, de um momento para o outro, uma situação que é tomada com ligeireza transforma-se numa questão bastante importante, uma questão de verdadeiros contornos sociais

Miguel Neiva percebeu a importância deste problema, decidindo então elaborar um sistema de identificação de cromatismos através de símbolos que pudessem ser facilmente traduzidos para cores, ou seja, existe um símbolo para cada cor primária e ainda para o branco e para o preto, e estes símbolos vão mudando conforme as cores que vão resultando das misturas entre o amarelo, o magenta e o azul, bem como entre o preto e o branco.


No final, obtém-se um símbolo para cada cor, sejam tons mais claros ou mais escuros, prateados ou dourados. Deste modo, qualquer daltónico poderá saber que cor está a vestir, ou em que cor está a escrever ou a pintar. Em suma, poder-se-a finalmente distinguir as cores e de um modo prático e correto para o utilizador.


Sistema de símbolos criado por Miguel Neiva
Sistema de símbolos criado por Miguel Neiva

Este designer português vem deste modo com o seu sistema ColorADD facilitar a identificação de cores para os daltónicos e conseguindo ao mesmo tempo contribuir de um modo determinante para a sua integração social e bem- estar, tornando a comunicação mais eficiente, responsável e inclusiva.

Sendo o seu lema, "a cor devia ser para todos", Miguel Neiva decidiu arriscar numa viagem que começou logo desde criança, presenciando o caso de colegas daltónicos e as suas dificuldades, conseguindo um resultado extremamente positivo com o seu sistema ColorADD, ganhando notoriedade a nível mundial e sendo o seu potencial enquanto designer provado, quer no nosso país, quer internacionalmente.


Em cima Utilização do sistema de símbolos da ColorADD.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page